15.3.07

Entrevista com Helena de Sousa Freitas, autora do livro "Sigilo Profissional em Risco" - 2ª PARTE


powered by ODEO

Esta é a segunda parte da entrevista realizada à jornalista Helena de Sousa Freitas sobre o sigilo profissional dos jornalistas (ver a apresentação no post anterior).

A Helena lançou, em Novembro do ano passado, o ensaio “Sigilo Profissional em Risco –Análise dos Casos de Manso Preto e de Outros Jornalistas no Banco dos Réus”, desenvolvido a partir de um trabalho apresentado à Faculdade de Direito de Lisboa no âmbito de um curso de pós-graduação em Direito da Comunicação Social. O livro recorda a polémica condenação do jornalista Manso Preto, que, ao abrigo do sigilo profissional, em 2002 se recusou a revelar ao tribunal a sua fonte numa peça sobre tráfico de droga.




Além deste caso, o estudo analisa outros processos similares envolvendo jornalistas portugueses e estrangeiros que foram chamados a tribunal para revelarem as suas fontes em juízo, abordando ainda diferentes formas de atentado ao sigilo profissional, como a intercepção postal, as escutas telefónicas ou as buscas nas redacções.

A análise abrange um período de quatro anos (2002 a 2005) e para a sua realização foram consultadas, além de bibliografia de cariz jurídico e da legislação e deontologia em vigor, 280 notícias publicadas pela agência Lusa e pelo site do Sindicato dos Jornalistas.


(Apresentação do livro na Fnac do Chiado em 16 de Novembro de 2006)

Para mais informações sobre o livro, consultar o site:
http://www.sigiloprofissional.com

Para falar com a autora acerca do livro o email é:
helena@sigiloprofissional.com


Esta segunda parte da entrevista só irá para o ar na semana de 19 de Março, mas, para que possam ouvi-la de uma só vez, coloquei as duas partes simultaneamente.

Como sempre, recordo que as entrevistas são parte integrante do programa Vidas Alternativas, cuja audição poderá ser feita nas rádios que menciono aqui ao vosso lado esquerdo.

Entrevista com Helena de Sousa Freitas, autora do livro "Sigilo Profissional em Risco" - 1ª PARTE


powered by ODEO


Helena de Sousa Freitas nasceu em Lisboa em 1976, licenciou-se em Comunicação Social pela Escola Superior de Educação de Setúbal, tem uma pós-graduação em Direito da Comunicação Social pela Faculdade de Direito de Lisboa e o curso de Foto-Reportagem do Cenjor.

Iniciou-se na profissão em 1996, na imprensa regional de Setúbal, foi coordenadora da secção de notícias de Natação do site Infordesporto.pt e é redactora na agência Lusa desde 1998, além de colaboradora do Sindicato dos Jornalistas.

Ao longo de 2001 dirigiu ainda, no site Literário Online, uma secção de entrevistas a autores portugueses e brasileiros, consagrados ou emergentes.

Estreou-se em 2002 com o ensaio “Jornalismo e Literatura: Inimigos ou Amantes?” (Peregrinação Publications), de leitura aconselhada em vários cursos do ensino superior em Portugal (Universidade de Coimbra, Universidade Lusófona e Universidade Católica, entre outras) e no Brasil (Universidade Federal de Brasília e Faculdade Cásper Líbero, entre várias).

Acumulando as práticas jornalística e ensaística com a escrita de ficção, é autora de conto e poesia, figurando em obras colectivas em Portugal, Brasil, Reino Unido e Chile (em castelhano), bem como em cerca de cinquenta sites de Portugal, Alemanha, Angola, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos e Suécia.



Foi a propósito do seu mais recente livro, "Sigilo Profissional em Risco", que a entrevistei. Sendo as minhas entrevistas de apenas dez minutos, coloco agora a primeira parte, que foi para o ar no dia 12 de Março. De seguida colocarei a segunda parte, que poderá ser ouvida nas rádios locais a partir do dia 19 de Março. Ambas as entrevistas foram realizadas via telefone.








Esta entrevista foi parte integrante do programa Vidas Alternativas n.º 67. Para que possam ter a visão geral do programa, deixo aqui a sinopse:

O VA 67 começa por lembrar o Dia Internacional da Mulher, 8 de Março, com uma entrevista ao crítico literário, Dr. Pedro Sena Lino, a propósito de um colóquio realizado no âmbito do Ano Europeu pela Igualdade de Oportunidades, que decorreu em Lisboa, na FIL.

De seguida, temos uma notícia sobre as mulheres que têm proeminência em Portugal, e uma intervenção em nome da Associação Mulheres Contra Violência, na perspectiva da ONU.

O segredo dos jornalistas parece estar ameaçado. Por isso, a Inês Branco entrevista a jornalista Helena de Sousa Freitas, que acabou de lançar um livro sobre este tema. Devido a o assunto ser importante, segue só a primeira parte da conversa. Na próxima semana, seguirá o resto.

Para separador musical, como apelo à Cidadania num momento em que ela precisa de se (re)organizar, vamos ouvir uma canção de Lopes Graça, escrita por José Gomes Ferreira: "Acordai!", cantada pelo coro de S. Domingos (Montemor-o-Novo). Para a comentar e contextualizar, convidamos o Dr. Rui Vieira Nery, ex-secretário de Estado da Cultura, e conhecido musicólogo.

Terminamos com uma entrevista com Duarte Vilar, director da Associação para o Planeamento Familiar (APF), em que fala da problemática e das dificuldades da educação sexual nas escolas.

António Serzedelo (editor do Vidas Alternativas)
http://www.vidasalternativas.eu/

4.3.07

Entrevista com Luís Humberto Teixeira - autor de estudo sobre Eleitores-Fantasma


powered by ODEO


Luís Humberto Teixeira é jornalista e mestrando do curso de Política Comparada do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL). Juntamente com José António Bourdain, mestrando do mesmo curso, realizou um estudo cujo objectivo foi proceder a uma estimativa, o mais rigorosa possível, do número de eleitores-fantasma presentes nos cadernos eleitorais. Este estudo, publicado na semana de 26 de Fevereiro, foi realizado através do cruzamento de dados do Secretariado Técnico dos Assuntos para o Processo Eleitoral (STAPE), do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), do Instituto Nacional de Estatística (INE) e do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL).




Poderá aceder ao estudo aqui!

Este programa foi gravado ao telefone e será transmitido na semana de dia 5 de Março.

Entrevista com Maurits Van Der Hoofd sobre o Referendo ao Aborto



Maurits Van Der Hoofd é holandês e vive em Portugal há 5 anos. Trabalha numa empresa de transportes, como Engenheiro Civil, e é Vice-Presidente do Movimento Liberal Social (MLS). É na qualidade de cidadão holandês e, simultaneamente, de membro do MLS, que o entrevistei a propósito da campanha e do resultado do referendo à legalização do aborto, que ocorreu no dia 11 de Fevereiro de 2007.

Esta entrevista passou nas rádios na semana de dia 19 de Fevereiro.



powered by ODEO